![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjklLg4ubqMqIXB6g3yF4mMGgFM3adoR3LfuS1cZjpRX47XhedX6obJ8ykNjCPCVdwEN1RdXjFbUO0TsiBMYLIkVdJ6p4rU-BItp7SaiF5tsAUprY1D1ABPRDRWiadQ8HiVIElp_mFCEOvT/s400/arte.bmp)
1- A importância do exercício das mãos no desenvolvimento infantil: As mãos revelam infindáveis segredos em suas formas e gestos, pois através delas construímos nossa experiência de ação no mundo. Um aperto de mão, um desenho, um bordado, uma brincadeira... Nossas mãos captam do mundo diferentes temperaturas, texturas e sentimentos, além de nos proporcionarem o resgate da sensibilidade humana.
2- O desenho na pré-escola: o olhar e as expectativas do professor: "Toda criança desenha. Mesmo que não seja adequadamente instrumentada para tal, a criança pequena quase sempre encontra uma maneira de deixar, nas superfícies, o registro de seus gestos.
3- O desenho reflete o desenvolvimento da criança: As crianças começam a desenhar logo que têm idade para segurar num lápis e, mais do que uma brincadeira, o desenho revela aspectos da sua personalidade, situação familiar e social.
4- Para aprender, coloque a mão na massa: O trabalho manual deve ser valorizado pela escola, pois ajuda no desenvolvimento pessoal dos alunos e na construção do conhecimento. Que tal trocar o lápis e o caderno por tesoura, cola, tecido, fita métrica, argila, barbante, lã, miçangas coloridas, isopor, madeira e embalagens usadas em alguns momentos da aula? E não precisa ser em Artes não. Pode ser em Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História... INGLÊS. Logo após a abordagem teórica, colocamos "a mão na massa" e os professores puderam experimentar sensações maravilhosas com diferentes materiais e enriqueceram seu acervo de idéias para fornecer maior diversidade de expressão aos seus alunos.